As bactérias são unicelulares e seu material genético (DNA) não está separado do citoplasma por uma membrana, como nas células de animais e plantas. Portanto, ao contrário dessas células a bactérias não possuem núcleo. Dizemos que as bactérias são procariontes. Algumas bactérias apresentam flagelos que permitem o deslocamento da célula por movimento de rotação.
Elas podem ser classificadas de acordo com sua forma: as esféricasrecebem o nome de cocos, em forma de bastão são os bacilos, há bactérias que parecem vírgulas são os vibriões, algumas que formamhélices são os espirilos e espiroquetas. Algumas vivem isoladas, outras formam grupos com várias bactérias unidas entre si: são as colônias.

NUTRIÇÃO E RESPIRAÇÃO DAS BACTÉRIAS
A maioria das bactérias é heterotrófica se alimentam de substâncias orgânicas que obtêm do ambiente. Mas existem bactérias autotróficas, que são capazes de produzir, por si mesmas, as substâncias orgânicas de que necessitam utilizando substâncias minerais ambientais.
Algumas bactérias usam oxigênio do ar na respiração (são chamadas bactérias aeróbicas) outras dependem do oxigênio para conseguir energia e utilizam um processo conhecido como fermentação (são chamadas bactérias anaeróbicas). A fermentação feita por bactérias é aproveitada
em indústrias. Por exemplo, a fermentação dos lactobacilos em ácido lático sendo utilizado para iogurte.
REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
Na maioria das vezes as bactérias se multiplicam por reprodução assexuada, por uma divisão simples da célula
em duas. Se elas estiverem com boas condições de sobrevivências a cada 20 minutos elas podem se dividir.
BACTÉRIAS E O EQUILÍBRIO DA NATUREZA
Muitas bactérias se nutrem de substâncias que se encontram em organismos mortos ou de seus detritos, fezes e urina. Esse processo é chamado de decomposição. Portanto sem as bactérias e os fungos não haveria a decomposição e reciclagem da matéria. Sem as substâncias originárias da decomposição, não haveria nutrientes para as plantas e outros seres autotróficos. Sem os organismos autotróficos, os animais e outros seres heterotróficos deixariam de existir.
ASSOCIAÇÃO DAS BACTÉRIAS COM OUTROS ORGANISMOS
Certas bactérias se associam a outros seres vivos e conseguem alimento sem lhes causar nenhum prejuízo. É o caso de muitas bactérias que vivem sobre a nossa pele. Esse tipo de associação é chamadocomensalismo.
Algumas bactérias, porém habitam o corpo de organismos vivos, onde se reproduzem e se alimentam e acabam por lhes causar doenças. São as bactérias parasitas. Esse tipo de relação se chama de parasitismo.
Há bactérias que até podem trazer benefícios ao parceiro. Quando a associação entre dois organismos de espécies diferentes traz benefícios para ambos chamamos de mutualismo.
DEFESAS CONTRA BACTÉRIAS
O nosso organismo possui uma primeira camada de defesa que é a pele, se o micróbio ultrapassar essa linha de defesa será atacado por células especiais de defesa e esse processo é chamado de fagocitose.
Quando as defesas naturais não são suficientes usamos antibióticos e vacinas.
CÓLERA:
É uma doença causada por bactérias. A transmissão ocorre por ingestão de alimentos e água contaminada ou por contato de fezes ou vômitos de pessoas infectadas.
A bactéria se instala no intestino e provoca diarréia intensa, líquida e esbranquiçada, cólicas, vômitos e cãibras. A doença pode levar à morte por desidratação.
A cólera pode ser prevenida pelo uso de água fervida ou esterilizada com produtos a base de cloro e os alimentos devem ser protegidos contras moscas e insetos.